#ParadaLGBT: Evento reúne 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista e manifestação: "Amor SIM, Temer NÃO"

A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo que aconteceu neste domingo (29) reuniu cerca de 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista e ruas adjacentes como Augusta, Consolação e Hadock Lobo. A estimativa é da Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo - APOGLBT, que organiza a manifestação política, a Polícia Militar não estimou público.

Entre as manifestações estava uma mulher com um cartaz que dizia "Se você acha que a culpa é da vítima, o 34º [estuprador] é você", se referindo ao estupro coletivo que houve no Rio de Janeiro há uma semana e que ganhou repercussão na quinta (26). Além de placas com uma com os dizeres "Amor SIM, Temer NÃO".
Uma das mais emblemáticas ficou a cargo da modelo e atriz Viviany Beleboni que foi para a #Parada2016 com uma roupa dourada e uma balança que representa 'Justiça' e 'um livro' com os dizeres na capa "Bancada evangélica" e "retrocesso" além de uma cruz com sangue escorrendo, se referindo à Câmara dos Deputados que fizeram um protesto difamatório contra ela no ano passado após ela ir crucificada à Parada LGBT 2015.

Segundo reportagem da Folha, o presidente da APOGLBT disse que não havia manifestação contra políticos nos 17 trios elétricos da #Parada2016, porém no primeiro carro onde Beleboni estava uma placa com a frase "Fora Temer" estava em destaque. "Este ano, todos os trios estão sob responsabilidade da Parada [... ao contrário dos anos anteriores que] os trios tinham com sua própria arte na lateral", disse Quaresma.

Ano passado tinha gente criticando que a #ParadaGay virou festa e não é mais ato de protesto, esse ano se calaram? (@Matheuzzzao 18:45 - 29 de mai de 2016)
A medida foi tomada para que o tema da Parada "Lei de identidade de Gênero Já - Todos Juntos contra a Transfobia" não se perdesse. "Nós lutamos todos os dias pelos nossos direitos. As pessoas preconceituosas,  que tem a 'LGBTfobia' nas veias, não param de trabalhar um dia para quebrar nossos direitos", disse para o Estadão.

Beleboni estava maquiada com cores douradas que simbolizavam lágrimas, próximo ao olho. A modelo estava no primeiro trio-elétrico e logo à sua frente uma faixa com os dizeres "Fora Temer". "Em vez de ter os olhos vendados, um fichário que vai representar a Bíblia será colocado sobre minha cabeça, mostrando a cegueira dos fundamentalistas religiosos", disse para a Folha.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em entrevista ao UOL Viviany disse que não era uma bíblia de verdade e sim um fichário e que o "escárnio é o que eles fazem dentro das igrejas evangélicas, vendendo sabão em pó por R$ 70 vendendo água, dizendo que é do rio nilo por quase R$ 100, pedindo senha de cartão de crédito não é Marco Feliciano? Isso para mim é escárnio, isso é uma vergonha, eles são uma vergonha, não a gente".

As gravações da série Sense8 ocorreram em um dos trios elétricos levando o público ao delírio. No alto dos trios não faltaram rapazes musculosos fantasiados ou com músculos à mostra, apenas de cueca. Além de uma versão 'drag' de Xuxa Meneghel.  Em entrevista ao G1, Beleboni disse "Não tenho medo, quem tem medo é covarde", ao ser questionada se ela temia repercurssão negativa da sua manifestação.

A Avenida Paulista foi liberada por volta das 18h30 após o último trio elétrico passar a limpeza ser concluída. Três pessoas foram presas suspeitas de furtas celulares, enquanto a PM fazia uma abordagem com um suspeito um homem quebrou uma garrafa da vidro na cabeça de um policial. Assista ao vídeo postado pelo G1 - clique aqui.

Postar um comentário

0 Comentários